top of page

Grupo de Trabalho do Pacto Global da ONU sobre o Décimo Princípio contra a Corrupção

(Grupo de Trabalho Anticorrupção do Pacto Global da ONU)

 

Termos de referencia

 

Composição dos membros do Grupo de Trabalho Anticorrupção

 

Um grupo composto por várias partes interessadas, liderado por negócios, composto por participantes de negócios do Pacto Global da ONU (UNGC)

(empresas multinacionais e PME); Representantes da Rede  Local UNGC ou pontos de contato com um interesse particular

no combate à corrupção; indivíduos de organizações internacionais; organizações da sociedade civil ativas em combate à corrupção, transparência e governança corporativa; sindicatos; e redes de negócios.

 

Um representante comercial deve trabalhar em questões relacionadas à conformidade, ética ou governança corporativa dentro de sua organização (ou seja, diretor de conformidade, diretor de ética e / ou secretário da empresa).

 

Em caso não exista essa função dentro de sua organização, uma organização participante do UNGC nomear um representante com capacidade de agir de acordo com os membros do grupo requisitos.

 

Os representantes do governo podem ser convidados para as reuniões como observadores.

 

Signatários de iniciativas irmãs do UNGC, como os Princípios para Investimento Responsável e Princípios para a Educação em Gerenciamento Responsável será convidada para reuniões para aprimorar sinergias.

 

Chefe, Anticorrupção e Transparência, Escritório da UNGC (como ex-officio).

 

Estrutura do grupo de trabalho anticorrupção

 

Dois a três membros do Conselho da UNGC serão nomeados para fornecer orientação estratégica ao Comitê Anticorrupção Grupo de trabalho. Eles serão responsáveis ​​por atualizar outros membros da Diretoria do UNGC sobre o progresso feito no Grupo de Trabalho Anticorrupção.

 

Um Consultor Especial sobre Anticorrupção pode ser nomeado para fornecer consultoria estratégica sobre o projeto e implementação das reuniões do Grupo de Trabalho  Anticorrupção, quando necessário.

 

Um ou mais co-presidentes serão nomeados para facilitar as reuniões do Grupo de Trabalho Anticorrupção

base rotativa.

 

Como secretariado, o Escritório da UNGC atualiza regularmente seus membros (através de boletins trimestrais e e-mails regulares), organiza reuniões regulares (pessoalmente ou virtualmente) e implementa as orientações fornecidos por seus membros.

 

Requisito de filiação ao grupo de trabalho anticorrupção Para manter a filiação ao Grupo de Trabalho Anticorrupção, é preciso se esforçar para atender às seguintes critérios de associação.

 

Um membro é aconselhado a participar de pelo menos uma reunião presencial do Grupo de Trabalho Anticorrupção por ano.

 

Em caso um membro não possa participar de uma reunião, esse membro é incentivado a nomear um representante

de sua organização para participar da reunião em seu nome.

 

Uma falha em comparecer a pelo menos uma pessoa que se reúne um ano ou nomeia um representante para participar dessa reunião pode resultar na perda de é membro do Grupo de Trabalho Anticorrupção.

 

Um membro é aconselhado a participar de um dos subgrupos de trabalho / forças-tarefa como um campeão da UNGC

 

Décimo Princípio. O envolvimento do sub-grupo de trabalho / força-tarefa requer uma ou duas teleconferências em um mensalmente, bem como a revisão dos documentos / ferramentas / materiais de treinamento / orientações / estratégias desenvolvidas.

 

Entrada e saída do grupo de trabalho anticorrupção

 

Para ingressar no Grupo de Trabalho Anticorrupção, é preciso escrever uma carta (ou e-mail com assinatura formal, etc.) ao Escritório da UNGC, indicando que ele representará sua organização como membro do Grupo de Trabalho Anti-Corrupção. Ao receber a correspondência, o Escritório da UNGC reconhecerá a

recibo e envie o pacote de boas-vindas

 

Caso seja pedido a um membro que se retire do Grupo de Trabalho Anticorrupção como resultado de sua não comparecer a pelo menos uma reunião presencial do Grupo de Trabalho Anticorrupção por ano ou indicar um representante para participar dessa reunião, conforme descrito no Requisito de Associação do Anticorrupção

 

Grupo de Trabalho, o Escritório da UNGC escreverá uma carta formal a um membro em particular, bem como a sua pontos focais UNGC da organização, informando a cessação da associação de sua organização com o Grupo de Trabalho Anticorrupção.

 

Se um ex-membro que foi retirado do Grupo de Trabalho Anticorrupção deseja se associar novamente, o ponto de contato da organização deve escrever uma carta (ou e-mail com assinatura formal etc.) ao escritório da UNGC, indicando o interesse da organização em participar do grupo de trabalho anticorrupção.

 

Quaisquer participantes de negócios do UNGC retirados da lista do UNGC devido à falha em enviar uma divulgação anual requisito - As comunicações sobre o progresso serão automaticamente desmembradas do Anticorrupção

Grupo de trabalho

bottom of page